Cronica do Derby Valada VS Malhadas

Ola a todos!
Mais uma vez incumbiram me de escrever a crónica de mais um jogo da Equipa do Sairef Valada, e desta vez o jogo foi nada mais, nada menos que…o clássicos dos clássicos…Valada vs Malhadas! O derby de todas as paixões! A ética profissional obriga me a começar por esclarecer todos os leitores, que apesar dos fortes laços que me ligam ao Sairef valada, duas filhas e um genro, serei totalmente imparcial na minha analise!!!
Vamos ao jogo…
Tarde Bonita…Equipas vestidas a rigor…grande moldura humana…e...rola a bola…Valada entra na partida “sempre abrir” (como diz a musica), primeiro 5 minutos de grande domínio com a Equipa das Malhadas a procurar suster a pressão. Primeiro canto do jogo…jogada estudada…Vai bater Salema levanta ao segundo poste…Salta Educa sem marcação e… oferece de bandeja o golo a Mesquitella! 1-0! Mais uma jogada de laboratório do Professor “Paulo” Bento Manuel! Segue a partida…Dois minutos depois, transição ofensiva da equipa de Valada, bola rapidamente lançada para o ponta-de-lança e…goooolo!2-0! Mais um para conta de Mesquitella!
Os de Valada viram-se assim, antes dos 10 minutos, a ganharem por duas bolas…e possivelmente por excesso de confiança desconcentraram a sua linha defensiva e surge o 2-1! E as Malhadas só não chegam mesmo ao empate graças a uma boa defesa de Gonçalves Ferreira!
Mas o “susto” fez despertar o  verdadeiro futebol de valada! O desenho táctico idealizado por “Paulo Bento Manuel…o celebre “tique-e-taca” é posto em pratica de maneira sublime!Envolvendo toda a equipa na manobra ofensiva, pressionando alto, ocupando bem os espaços, realizando permanentemente basculações, trocando a bola em sucessivos passes curtos e deixando os betinhos  a “cheirar” a bola! Todo este domínio teve reflexo no marcador…3-1…4-1…5-1…6-1…7-1…8-1…9-1…e sim…a chegada aos dois dígitos 10-1!!!  E ao som de ensurdecedores “olés” os “mágicos de Valada” acabam por vencer a partida por estrondosos…12-3! Deixando um perfume de perfeição futebolística sobre a relva,  os de valada escreverão mais uma pagina na historia do futebol contemporâneo!!!
Destaques individuais :
1.     Defesa - Se antes do jogo começar, muitos ponham em causa a defesa de Valada por lhe faltar uma voz de comando…agora já não restam duvidas! A defesa de Valada tem Patrão!!! E dá pelo nome de “Materazzi” Pinto Leite! Se nos livros é difícil encontrar o wally…em campo ele está por todo o lado!!! Fez um grande jogo de crer, de raça e de entrega! Parabéns Miúdo! Nota:10! Os seus companheiros da defesa também estiveram bastante sólidos acabando o jogo em grande estilo! “Tonel” saraiva um poço de esforço e garra,” Roberto Carlos” de Sousa Franco esteve sublime marcando inclusive um golo de belo efeito (que foi anulado). E ainda Fantasminha “de Boer” que provou ser candidato a revelação da liga (bem mais dotado que seu irmão Gatinho “de Bóer”) . Nota 8,5 para os 3!
2.     Meio-campo – Indiscutivelmente é aqui que está o grade segredo desta equipa! A forma como interpretam o futebol é pura arte! Transporta-nos para um bailado ou uma opera tal a forma como controlam o ritmo do jogo! Sem nenhuma hesitação, sempre concentrados e coordenados! Qual relógio Suíço?! Frederico “schaars” Salema é o cimento entre os tijolos, Luis Vinagre, o “Nulito da Azambuja”, é o virtuoso! E o que dizer de Zidane Borba de Castro?! Que gosto da ver o maestro jogar! Que classe! Os três  levam Nota:9,5
3.     Ataque- Jogo soberbo de Bábá “Saleiro” apontado 5 golos! Facturou de todas maneiras e feitios! Teve como companheiro António “ Wolfswinkel” que provou que as escolas de Valada são as melhores do mundo! Depois da Bota de Ouro  FIFA para Marta Louro, as gentes de Valada depositam agora todas as esperanças que este jovem chegue também a melhor do mundo! Nota:9 para ambos
Notas Finais
·        Fair-Play – Foi uma constante ao longo de todo o jogo! A provar isso mesmo só houve UMA única falta! E esse espírito alastrou as bancadas levando os adeptos das malhadas a juntarem-se em solidariedade com os de valada junto da “caixa de segurança”!Bonito de se ver!!!
·        O momento do jogo – Arrepiante! Um corte magistral de “Materazi” Pinto Leite! Pleno de oportunidade de técnica e de garra! Eu que sou um treinador que valoriza muito este tipo lance posso apenas dizer que me ficou marcado para sempre!
Aquele abraço a todos do Sairef de Valada,
Tenho-vos a todos guardados no meu coração
O vosso sempre amigo
Mister Jaime Pacheco
 (Pai da Inês e provavelmente o melhor treinador na china da actualidade)