quinta-feira, 8 de março de 2012

Testemunho da Catarina

Tinha feito o crisma nesse ano e achei que fazer uma peregrinação a Fátima faria todo o sentido, já que nunca tinha feito nenhuma. Queria aprender mais sobre esta nossa religião porque, sendo muito racional, tenho de ter tudo explicado e arrumado na cabeça e tinha muitooo a aprender (e ainda tenho)! No fundo, queria arranjar um caminho racional para a fé.

Uma amiga minha ia fazer a peregrinação com o Sairef e eu, que nunca tinha feito um campo de férias na vida, decidi ir com ela. Quando cheguei vi que todos tinham feito campo juntos ou assim e eu conhecia muito pouca gente... Foi um bocado estranho mas não houve grande problema, foram todos impecáveis.

O que interessa é o que eu vivi e aprendi nos dias em que lá estive. A chegada a Fátima é, sem dúvida, uma recompensa enorme para todos os dias que estamos ali a andar; todos os que lá foram sabem que é incrível. Mas o caminho todo que percorremos é igualmente importante, pelo menos para mim foi. É neste caminho que aprendemos a maior parte das coisas, que conhecemos as pessoas e que falamos com elas durante horas, que estamos em silêncio e pensamos a fundo em coisas importantes, porque não temos mais nada a fazer a não ser isso e andar... É neste caminho que rezamos e que cantamos, é neste caminho que ouvimos os temas, as conversas e o silêncio.

Consegui, como queria, arranjar explicações para muitas coisas e aprender outras, que me faziam, também, todo o sentido. Sobretudo, e para além de tudo isso, eu percebi que estava sempre tão contente lá e, mais ainda, quando voltei! Não arranjei um caminho racional para a fé (até porque agora acho que não é só assim..) mas consolidei-a imenso com tudo o que aprendi e isso foi mesmo importante ! Aprendi imensas coisas "menos racionais" , até porque sou uma mariquinhas e fartei-me de chorar, mas não vou estar agora a dizer..

No fundo, adorei e voltei no ano a seguir. Espero mesmo que todos os que vão gostem tanto como eu e, principalmente, que apliquem as coisas que aprenderem! Porque são tudo coisas úteis e boas! Não é para ficarem esquecidas durante mais um ano ou assim...

Desculpem a piroseira e beijinhos a todos,

Catarina Bettencourt

Sem comentários:

Enviar um comentário